ABFIAE Alerta: certificação de produtos, um compromisso com o consumidor final

ABFIAE Alerta: certificação de produtos, um compromisso com o consumidor final

Ricardo Santos – Presidente do Conselho Diretor da ABFIAE e Diretor Comercial da MOLIN DO BRASIL

Estamos iniciando em breve o período mais importante para o segmento de artigos escolares e especialmente para o varejo – o período de volta às aulas. Excelente oportunidade de incremento financeiro, ampliação de mix de produtos, além da expectativa de grande aumento de faturamento.  Entretanto, este também é um momento importante para que as empresas estejam atentas e prontas para comprar e vender com segurança, especialmente com foco no consumidor final.

A ABFIAE – Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, lançou neste mês de agosto, uma Campanha de Alerta ao consumo de produtos não certificados. É público e notório, que existem importadores, sites e lojas, vendendo produtos escolares sem Certificação do Inmetro, ou, com licenças falsificadas, no atacado. Mas cabe ressaltar, que o Inmetro, junto com a Polícia Federal e as principais licenças do mercado, se uniram para ampliar a fiscalização, autuação e apreensão de produtos não certificados. As multas podem ultrapassar os R$ 100.000,00, e os processos podem encerrar as atividades da loja que for flagrada vendendo produtos irregulares.

Os importadores, sites e lojas que estão vendendo esses produtos irregulares para o mercado, estão agindo ilegalmente, por contrabando e sem pagar os impostos devidos, ao contrário das empresas idôneas que recolhem regularmente e atuam dentro de suas obrigações legais – quando a empresa compra esses produtos irregulares, está exposta a autuações e processos milionários, além de incentivar o comércio ilegal e principalmente, colocam em risco a saúde das crianças que compram os produtos escolares nas lojas.

O selo do INMETRO é um símbolo de que o produto foi submetido a testes rigorosos e aprovado para confirmar que está em conformidade com as normas de segurança. Este selo ajuda a evitar riscos como substâncias tóxicas, em produtos que podem ser levados à boca ou inalados, risco de acidentes no uso dos produtos, bordas cortantes e pontas perigosas, entre outros. A ABFIAE reitera a importância da aquisição de produtos regularmente certificados e ainda, apresenta algumas dicas para manter a integridade do setor e a proteção dos consumidores.

Dicas:
1) Não compre produtos que não tenham nenhuma descrição em português nas suas embalagens. Caso este produto tiver o Selo do Inmetro, ele é falso;
2) Não compre produtos licenciados se estes não forem do fornecedor que possui Contrato com a licença. É muito fácil acessar pela internet, as informações sobre os Licenciados Oficiais;  
3) Não compre produtos no atacado em pacotes ou caixas plásticas, ou individuais, sem nenhuma informação sobre o produto e sem o Selo do Inmetro.

Para mais informações, entre em contato com a ABFIAE ou consulte os órgãos reguladores competentes. Boas vendas!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *