O segmento de artigos escolares por sua própria essência, concentra suas vendas e sua programação de compras junto à cadeia de indústria e importação, nos meses que integram o período de volta às aulas. Nesta época, todos os anos, o varejo se prepara para atender um público já conhecido e com uma certa previsibilidade em seu potencial de vendas.
Tal prática demonstra um outro fator diretamente conectado entre a fabricação e a venda – a sazonalidade nos demais meses. Após as vendas deste importante período para o segmento papeleiro, em geral, as papelarias enfrentam dificuldades de giro em seus produtos, impactando o fornecimento e a importação, dada a consequente baixa nas vendas pelo varejo.
Algumas ações estratégicas podem ser adotadas para que a movimentação do estoque seja eficaz, principalmente com foco em ampliar a experiência do consumidor em adquirir as marcas de desejo ou ainda, os materiais que podem contribuir em suas atividades educacionais ou laborais.
O varejo muitas vezes, perde a oportunidade de aproveitar o potencial dos produtos que comercializa. Ações simples podem fazer a diferença nas vendas durante o ano todo – sem contar na rede de apoio de especialistas e profissionais que podem ajudar a impulsionar as vendas com criatividade e especialmente, gerando impactos positivos na segurança do consumidor. Quando os produtos são utilizados adequadamente, provocam resultados muito mais satisfatórios para os clientes.
A seguir, sugerimos algumas práticas interessantes para que o varejo, conectado com as marcas, importadores e fabricantes, possa gerar maiores oportunidades de crescimento nos seus negócios:
- Criar mesas ou vitrines temáticas, com materiais para montar mapas mentais, apresentando uma bancada de estudo, materiais indispensáveis nas aulas de artes, geografia, ciências, etc;
- Promover encontros com os consumidores, apresentando mensalmente uma marca e demonstrando a versatilidade e a funcionalidade dos produtos;
- Lançar concursos culturais com temas ou datas comemorativas do mês, iniciando com algum produto que tenha em estoque e seja interessante impulsionar;
- Convidar especialistas do mercado, como personal organizer, educadores, psicopedagogos, que apresentem seus trabalhos e possam demonstrar como os produtos de papelaria potencializam os resultados dos seus clientes, pacientes ou mentorados;
- Realizar campanhas de descontos, cartão fidelidade e ofertas de serviços em parceria, como bons atrativos aos consumidores;
A indústria e os importadores investem fortemente na atratividade de seus produtos, através da contratação de especialistas, órgãos de controle e certificações de vários níveis. Tudo isso para garantir qualidade e segurança para os consumidores. Desta forma, o varejo pode ter a possibilidade de cada vez mais, investir em ações que possam gerar impacto direto no aumento de venda e satisfação de seus clientes. Um ciclo virtuoso que se fortalece a cada dia.
RODRIGO QUINZANE JULIATTO – Sócio Diretor da IMEX DO BRASIL e Conselheiro da ABFIAE (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares)
@abfiae