Atuação

Menos impostos e taxas federais

Redução da carga tributaria

Trabalhamos com determinação no objetivo de divulgar à sociedade os valores absurdos da carga tributária em nosso setor, que ultrapassam 40% e que encarecem produtos básicos para a educação.

Lápis
34.99%
Caneta
49.95%
Régua
44.65%
Agenda escolar
43.19%
Apontador escolar
43.19%
Cola Tenaz
42.71%
Estojo para lápis
40.33%
Pasta plástica
40.09%
Livro escolar
34.99%
Livro escolar
15.52%
Lancheira
39.74%
Folhas para fichário
33.77%
Fichário
39.38%
Mochilas
39.62%
Papel carbono
38.68%
Papel pardo
34.99%
Papel sulfite
37.77%
Tinta guache
36.13%
Tinta plásticas
36.22%

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT/2019).

REFORMA TRIBUTÁRIA

“A ABFIAE tem como objetivo facilitar o acesso de todos a materiais escolares de qualidade, representando a indústria e os importadores de artigos de papelaria, com foco em combater a alta carga tributária sobre esses produtos.

A Associação destaca, como ação relacionada ao tema, a importância das melhorias propostas ao PLP 68/2024, que buscaram contribuir com o debate sobre a necessidade de isonomia no tratamento tributário entre os serviços educacionais e os materiais escolares, ambos indispensáveis para o processo de aprendizagem. Nesse sentido, a ABFIAE solicitou a inclusão de dispositivos no PLP 68/2024 que possam garantir tal equiparação, promovendo a justiça tributária e o acesso facilitado aos insumos educacionais.

Além disso, acredita que a inclusão de uma disposição clara de que o Imposto Seletivo (IS) não deve incidir sobre os insumos da cadeia de produção dos materiais escolares é crucial para evitar o aumento de custos que comprometem o acesso a esses itens essenciais para o desenvolvimento educacional no Brasil.

Apresentou ainda, durante agendas realizadas em 2024, pautas relacionadas à reforma tributária para autoridades e representantes das casas legislativas nas esferas estadual e federal, destacando nota técnica que solicita a equiparação do tratamento tributário dos materiais escolares aos serviços educacionais, bem como a exclusão do imposto seletivo sobre os insumos da cadeia de produção de materiais escolares.

Essas medidas visam garantir que a educação continue a ser acessível a todas as camadas da sociedade, sem onerar os insumos indispensáveis ao processo educacional”.

Fique atento!

Existem importadores, sites e lojas, vendendo produtos escolares sem Certificação do Inmetro, ou com Licenças Falsificadas, no Atacado.

O Inmetro, junto com a Polícia Federal e as principais Licenças do Mercado: Disney, Warner Bros., Universal, entre outras, se uniram para ampliar a Fiscalização, Autuação e Apreensão de produtos irregulares.

Os importadores, sites e lojas, que estão vendendo esses produtos irregulares para o mercado, estão fazendo isso, de forma ilegal.
O IPEM – Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza nacionalmente os estabelecimentos que importam, fabricam ou comercializam produtos certificados, sem prévio aviso ou periodicidade definida, mas principalmente no período de volta às aulas.

A pena de multa, imposta mediante procedimento administrativo, pode variar de R$100,00 (cem reais) até R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), conforme a Lei nº 9.933/1999.

CERTIFICAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS: UM COMPROMISSO COM O CONSUMIDOR FINAL

O selo do Inmetro é um símbolo de que o produto foi submetido a testes rigorosos e aprovado para confirmar que está em conformidade com as normas de segurança. Este selo ajuda a evitar riscos como:

  • Substâncias tóxicas em Itens que podem ser levados à boca ou inalados;

  • Risco de acidentes no uso dos produtos;

  • Bordas cortantes e pontas perigosas.

Certifique-se de que todos os artigos importados e nacionais estejam devidamente certificados para proporcionar segurança e qualidade aos seus clientes. A ABFIAE conta com a sua colaboração para manter a integridade do setor e a proteção dos consumidores.

SEGUE A RELAÇÃO DE ITENS QUE NECESSITAM DE CERTIFICAÇÃO DO INMETRO:

  • Apontador;

  • Borracha e ponteira de borracha;

  • Caneta esferográfica/roller/gel;

  • Caneta hidrográfica (hidrocor);

  • Giz de cera;

  • Lápis (preto ou grafite) e de Cor;

  • Lapiseira;

  • Marcador de texto;

  • Cola (líquida ou sólida);
  • Corretor adesivo e em tinta;

  • Compasso;

  • Réguas Escolares Plásticas;

  • Estojo;

  • Massa de modelar;

  • Merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios;

  • Pasta com aba elástica;

  • Tesoura de ponta redonda;

  • Tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).

DICAS

  1. Não compre produtos, que não tenham nenhuma descrição em português, nas suas embalagens. Porque se esse produto tiver o Selo do Inmetro, ele é falso.

  2. Não compre produtos Licenciados como Disney, Warner Bros., Universal, Mattel, por exemplo, se não for do fornecedor que possui Contrato com a Licença. É muito fácil ver pela internet, quem é o Licenciado Oficial.

  3. Não compre produtos no Atacado, em pacotes ou caixas plásticas, ou individuais, sem nenhuma informação sobre o produto e sem o Selo do Inmetro.

PARCEIROS

Conheça os parceiros ABFIAE que colaboram para que tudo aconteça!

A ABFIAE, desde 2024, conta com um espaço editorial na Revista da Papelaria para discorrer sobre os serviços, ações e pautas da Associação.

A Revista foi criada em 1993 e hoje é o veículo de comunicação que se dedica a registrar as iniciativas e demandas de empresas e profissionais do mercado de papelaria. As edições – impressas e digitais – são distribuídas em todo o Brasil por meio de assinatura, produzindo conteúdo inédito e exclusivo de relevância para o setor.

A Francal é a organizadora oficial da Feira Escolar Office Brasil, encontro que movimenta o setor de materiais escolares na América Latina, gerando inovação e negócios, oferecendo para associados da ABFIAE, 10% de desconto no valor da área contratada para o evento.
 
 
 
 

A ABFIAE conta com um selo exclusivo para apoiar o Programa Material Escolar. Todos os associados podem utilizá-lo em suas divulgações, tanto sobre o programa quanto sobre temas correlatos.